Tuesday, June 24, 2003

Quinta feira... Ja sai de casa com ingresso no bolso e camisa do Galo... Calor do cacete o dia inteiro! Objetivo: Stade de France, Brasil x Camaroes. Dia tedioso de trabalho, combinamos de encontrar eu, Mangini e Hermann no Pomme D'eve, butequinho em Saint Michel, perto da casa do mangini, Pro "aquecimento" antes do jogo. O resto da galera ia direto pro estadio.

Eu e mangini fomos pra casa dele pra ele tomar banho (ficar cheiroso pra ver 22 homens e uma bola? deve ser...) e descemos pro buteco onde o Hermann e a mulher (mulher no sentido mineiro da palavra, eles nao sao casados, so namorados) dele ja estavam na 3a "pint" de Guiness. Comemos um Panini no "grec" da rua de baixo e descemos pro estadio.

Camisa do galo, enrolado na bandeira do brasil comprada a 9 euros pelo Italo, acompanhado de Herrman Flor com sua fresca camisa azulada, e sem mais altercacoes a nao ser uma pequena briga entre cruzeirenses e atleticanos, chegamos ao estadio. Os lugares sao marcados. Ficamos no que seria a geral, mas bem pior! era mais em baixo que a a geral do mineirao, e com cadeirinhas de plastico colorido, que nem a gente ve na TV os estadios europeus mas nem acredita direito. Os lugares marcados estavam obviamente ocupados, e pelos camaroes, que eram maioria no local. Aidna assim a galera verde e amarela fazia a festa la na frente, todo mundo em pe na beira da grade. Desistimos dos lugares marcados e caimos la pra frente. Destaque especial pra duas moreninhas franco-brasileiras, pareciam irmas, talves ateh gemeas.... Com aquelas blusinhas de um ombro soh, uma de azul a outra de amarelo...

Minoria barulhenta, chamamos a atencao das cameras... logo tinhamos o italo aparecendo no telao enquanto cantamos o hino... Eu tambem acabei aparecendo na TV, mas so vim a saber depois, quando ja tinha chegado em casa. Comeca o jogo, ninguem relamente ligando pra partida.. o lance era a zona... Ateh porque a partida estava uma merda. O inicio do jogo e o primeiro tempo foram equilibrados, com um ligeiro dominio do brasil no meio de campo e camaroes jogando no contra ataque e contando com uma defesa forte (ou um ataque mediocre do brasil). A posicao que ficamos, atras do gol e muito perto do campo, nao privilegiava a visao do jogo e talves por isso tenha achado o primeiro tempo melhor do que relamente foi. Alem do fato de que eu nao via a bola quando ela ficava muito perto da linha de fundo, porque as malditas placas de propaganda nao deixavam.

Dois negoes e um maghrebino do meu lado, torcendo pro brasil, aprenderam logo a falar "Filhadaputa" sem realmente entender o que era (mas acho que conseguiam deduzir o sentido da coisa a partir do contexto) tentaram sem muito sucesso entrar a bagunca brasileira. Destaque especial para o cheiro de subaquera dos torcedores de camaroes. Mesmo suado de um dia de calor, com aquelas camisas de tecido artificial (a camisa do galo) e sem ter me perfumado que nem o mangini, eu nao conseguia feder igual eles. Mas como eles estavam mais pra traz, so sentiamos o cheiro quando algum mais empolgado passava carregando uma bandeira, com os bracos BEM levantados...

Uma bateria (bateria com 4 ou 5 caras?) surgiu mais pra cima na "arquibancada" e a galera do gargarejo tentava de toda forma (e sem nenhum) traze-los mais pra baixo. Pra que... Bastou isso pra um mala camarao aprender a gritar "Baterria" e passar o resto do jogo gritando "baterria" e rindo... insuportavelmente mala.

Intervalo, e a segurancao do estadio tentando espalhar a torcida brasileira, conferindo os ingressos e os lugares onde deveriam sentar. Nao adiantou muito e logo estavam todos de volta. E junto desceram duas meninas com cartazes pro galvao bueno. Uma delas, pasmem, mandava abracos pra familha em Bom Despacho. E nao acreditou quando eu gritei que era de lah tambem. Fez bem ela, eu nao sou de lah. So a familha do meu pai que eh, mas na hora do jogo, quando se acha outro alguem de bom despacho a 12 mil quilometros de distancia, esse tipo de mentira nao tem a menor importancia. Nessa hora do intervalo me filmaram de novo na TV, apesar de dessa vez eu nao ter visto a camera.

Volta ao segundo tempo e o brasil ja entra em campo apanhando... A "Ola" que rolava no primeiro tempo, precedida de gritos de "Olha a ola ai', uh!" comecava a morrer sem percorer nem um quarto do estadio. Acho que isso ja prenunciava o que vinha a seguir. Gol de camaroes. O estadio foi a loucura. Nada comparado com um mineirao lotado, e o silencio dos brasileiros tambem nao aparecia tao bem quando o silencio das torcidas rivais num classico brasileiro. mas a cara de decepcao estava em todos em volta. Os camaroes pulando comecaram a descer com bandeiras e pular em meio aos desanimados brasileiros. A cada braco camarones levantado o desanimo aumentava. O cheiro so piorava. Impossivel aguentar. Um bebado com bandeira rolou caindo no colo do Rimolaus e seus amigos Macedonios e, devidamente empurrado, caiu para rolar algumas cadeiras mais abaixo.

Nessa hora a seguranca ja comecava a se organizar, e aos poucos o numero de segurancas (vestidos de terno azul) e os funcionarios do estadio (com capas de chuva amarelas ou alaranjadas) foram se distribuindo junto ao alambrado. E os camaroes cada vez mais descendo pra perto do alambrado, ja tomando o lugar dos brasileiros que estavam na frente. Pronto! Vao invadir o campo. E eu via aquela distancia de miseros 5 ou 10 metros, com apenas os segurancas de terninho e os funcionarios de capa de chuva e ja imaginava o campo lotado de camaroneses em festa.

Fim e jogo e... NADA... ninguem nem mesmo tentou entrar no campo... alguns tentaram apenas subir no alambrado para comemorar mais do alto, e foram empurados educadamente pelos funcionarios para que nao subissem. Sera que com um estadio cheio de brasileiros a reacao teria sido a mesma? ou os segurancas teriam tido algum trabalho?

Na saida, camaroneses em festa tentando "zoar" a galera de bandeiras do brasil (agora eramos 6: eu, mangini, italo, nova lima, novy e rimolaus) so encontravam 6 brasileiros cantando "camerum! camerum!" e decepcionados iam logo embora. Alguns mais empolgados rebolavam freneticamente, levando o Mangini a teorizar se "Camerum" nao viria a ser "Rebola" em camarones. paramos por algum tempo numa barraquina de cerveja, mas o unico a tomar cerveja fui eu (pudera, 5 euros por um pint de cerva vagabunda em copo de plastico...). Os outros se contentaram com agua ou refri.

Quando o movimento diminuiu subimos pra tomar o RER, e por sorte subimos pelo lado errado. Sorte porque como o RER ja ia sair, deixaram a gente entrar e ficamos com um vagao quase so pra nos. Alem de nos, um casal de brasileiros em lua de mel que tirou a ultima foto da galera voltando pra casa, sob os comentarios de como o cara tinha se casado bem! (bem, alguns foram mais explicitos e disseram logo: porra, a mulher do cara eh muito gostosa).

Troca de metro, me separo da galera, e vou ateh em casa conversando com 3 paulistas (uma gatrinha loirinha que trabalha na SNCF e estava contando sobre o TGV que ela tinha visto, totalmente supenso para conserto, no memso dia; uma outra morena com sotaque bem carregado e um que morava na alemanha e estava por aqui so a passeio). Desco do metro duas estacoes depois deles e ainda encontro com um camarones de bandeira e tudo, comemorando, que eu felicito pela vitoria (afinal ele eh 3 vezes maior que eu), e mais em baixo na rua, uma turma de portugueses que me pergunta sobre o jogo.

Entrando na internet ja recebo de cara a noticia: Eu apareci na Globo!!! Os gremlins tinham se reunido na casa do foca pra ver o jogo juntos e todos eles me viram! Duas vezes, uma na hora do hino a outra no intervalo.

O brasil perdeu o jogo, mas pelo menos eu apareci na Globo. Da proxima vez eu nao vou esquecer a faixa: "GALVAO, VAI TOMAR NO SEU BUTAO!" Quem sabe eu fique mais famoso ainda! :)