Friday, May 30, 2003

Mais uma ferramentinha nova, e really cool que eu achei! Li o artigo no slashdot ontem: Nullsoft's Waste: Encrypted, Distributed, Mesh Net; e na hora nao tive a menor duvida! Baixei, instalei, chamei o sapao e comecamos a testar. Funciona realmente e o protocolo parece realmente seguro. Quando eu cheguei de manha no servico, tentei empolgar a galera com o bichinho... mas cade? tiraram do ar... Ja??? rapido.. menos de 24h e ja estava fora do ar...

Eu explico: A Nullsoft (sim, a mesma Nullsoft do winamp) foi comprada a 4 anos atras pela AOL. Nessa mesma epoca, ela estava desenvolvendo o Gnutella. A AOL (que tambem eh Time e Warner) mandou cancelar imediatamente o projeto. Mas ja era tarde demais. A galera open source fez engenharia reversa nos binarios e no protocolo, e pronto. Temos um milhao de clones do Gnutella rodando por ai.

O principio de rede distribuida do Waste eh o mesmo do Gnutella, mas com um graozinho de criptografia adicionada. Alem de Indestrutivel (a rede nao depende de nenhum nodo especifico) ela agora eh inexpionavel! E dessa vez nao cometeram o mesmo erro. O waste foi licenciado pela GPL. O fonte eh livre pra quem quiser modificar.

Pra quem se empolgar, existem mirrors pra baixar os binarios ou os fontes. Alem de foruns de discussao sobre o assunto.

Quem quiser prestigiar pode tambem ler meu artigo no Vircio.

All Your Base are Belong To Us!